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Protocolos
Protocolo Fernave-SMAQ

Material


UME 3400

Entrada ao serviço: 2002
Tracção: Eléctrica
V.Max.: 140 km/h
Unidades: 34


Quem somos

Em 1977, a estrutura sindical existente na CP, 3 sindicatos regionais agrupados numa federação, não davam resposta capaz à quase totalidade dos problemas laborais a
que estavam sujeitos os Maquinistas.

Os problemas prendiam-se fundamentalmente com as péssimas condições de trabalho, quer nas locomotivas quer nas instalações de repouso e centros de trabalho, escalas
de serviço com 12 horas de trabalho diário, não observando os tempos de repouso mínimo, inexistência de pausas para a tomadas das refeições, obrigatoriedade de
trabalho extraordinário diário e em dias de descanso. As formas e critérios de retribuição do trabalho existentes eram altamente lesivas e discriminatórias para
os Maquinistas. A par de tudo isto, mantinha a empresa uma atitude repressiva sobre os Maquinistas, fazendo recair sobre estes o espectro do despedimento perante
um quadro de insuficiências e atraso tecnológico existente no caminho de ferro que dava origem à maior parte dos acidentes.

A estrutura sindical vertical existente não tinha sensibilidade para os verdadeiros problemas dos Maquinistas e ignorava a quase totalidade das questões exigidas,
as quais foram apresentadas num documento-memorando que não obteve receptividade. Este grupo profissional não teve outra alternativa senão começar a discutir no
seu seio a necessidade de uma nova estrutura sindical, autónoma e de classe, para a resolução dos problemas da Carreira e que no primeiro momento tinha os
seguintes objectivos:


  • Reivindicação de um regime de trabalho especifico para a tracção.
  • Reivindicação de um estatuto autónomo para a carreira de Condução-Ferrovia.
  • Exigência de um novo escalonamento no âmbito da grelha salarial.
  • Reposição do prémio de condução, atribuição aos Maquinistas de um subsídio de refeição, de turno e do pagamento de ajudas de custo por repouso fora da sede.
  • Exigência de instalações de repouso e de trabalho dignas.


Os objectivos eram de ordem social, profissional e económicos.

Assim em 4 de Março de 1978, os Maquinistas fundam o SMAQ, estrutura sindical, que desde a primeira hora até hoje, se tem assumido como Não Alinhada, Apartidária e Independente.




SMAQ - Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses
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