Login
Utilizadores registados

Login: 
 
Password:   


Últimas notícias

Protocolos
Protocolo Fernave-SMAQ

Material


UTE 2240

Entrada ao serviço: 2003
Tracção: Eléctrica
V.Max.: 120 km/h
Unidades: 58


Início

Reunião da junta executiva do ALE Publicado por Emanuel Santos em 18-09-2019

Car@s Colegas,

Decorrerá em Madrid nos dias 19 e 20 de setembro uma reunião da Junta Diretiva do ALE – Autonome Lokomotivführer-Gewerkschaften Europas, a Confederação dos Sindicatos Europeus de Maquinistas. O SMAQ far-se-á representar pelo presidente João Flores e pelo vogal António Alves.

A ordem de trabalhos desta reunião abordará os seguintes assuntos:

- Relatório da Presidência Executiva do ALE;

- Estado atual da transposição do 4.º Pacote Ferroviário;

- Relatório do Tesoureiro;

- Relatórios de Atividade dos Sindicatos Membros;

- Vários.

Em anexo enviamos o Relatório de Atividade que o SMAQ irá apresentar.

Página na Rede Social Profissional Linkedin

A fim de uma melhor comunicação entre o SMAQ e os seus associados, assim como para com o público em geral, criamos um perfil na rede profissional Linkedin. Esperamos que venha a ser um instrumento útil, interativo e producente do qual todos beneficiemos.

http://linkedin.com/company/smaq-maquinistas

Novos Associados

O SMAQ atingiu o número de 1300 associados. Desde o dia 23 de maio de 2019 inscreveram-se no SMAQ mais 22 maquinistas. Agregamos mais 6 maquinistas na CP, 9 na Medway, 3 na Takargo e 4 na Fertagus. É um sinal de grande vitalidade da nossa organização sindical.

A casa de Todos os Maquinistas é o SMAQ

Apelamos aos novos maquinistas que ainda não efetuaram a sua inscrição na nossa organização de classe que o façam o mais rapidamente possível. O SMAQ é a organização que defende todos os maquinistas em todas as matérias relacionadas com as suas condições de trabalho, as suas condições remuneratórias, e todas as questões relacionadas com o seu estatuto profissional e dignidade como trabalhador.

Visita de Trabalho às Instalações Sociais do Posto de Tração do Barreiro

No próximo dia 23 de setembro de 2019 a Direção do SMAQ, para se inteirar in loco do estado em que estas se encontram, visitará as instalações sociais do Posto de Tração do Barreiro.

Cordiais Saudações Sindicais,

A Direção


 
Informação Publicado por Emanuel Santos em 30-08-2019

Comunicado 15/19 disponível

 
Informação Publicado por Emanuel Santos em 09-07-2019

Proposta de melhoria - Carta à CP-EPE disponível

 
Info SMAQ 01/2019 Publicado por Emanuel Santos em 15-06-2019

Eleição para Delegados Sindicais

Car@s Colegas,

Os Delegados Sindicais são um elemento importantíssimo na estrutura da nossa organização. Os Delegados Sindicais são independentes da Direção e representam diretamente os trabalhadores do seu Centro de Trabalho. Devido a este estatuto próprio, inclusivamente regulado no próprio Código do Trabalho, a Direção lançou o desafio a todos os associados interessados em exercer este importante cargo sindical para que se candidatassem e manifestassem a sua intenção à Direção para que esta posteriormente os anunciasse aos sócios. Obviamente, estas candidaturas não esgotam as possibilidades de escolha dos sócios. Estes, se assim o entenderem, podem sempre votar e escolher outros elementos que julguem mais indicados para o exercício da função.

Recebemos, até este momento, 13 candidaturas, de variados centros de trabalho, de associados que se auto propõem para o cargo. Até ao fim do dia de amanhã as candidaturas mantêm-se em aberto. Pedimos a todos os que pretendam que nos informem até ao fim do prazo.

Tendo em consideração o que está estatutariamente definido (artigo 70º, ponto 3), a eleição dos delegados sindicais decorrerá de forma direta e por voto secreto em cada Centro de Trabalho.

No próximo dia 26 de junho não decorrerão eleições para Delegado Sindical em Porto S. Bento, Takargo e MTS devido ao facto dos atuais representantes estarem ainda em pleno exercício do seu mandato – os mandatos democráticos são para respeitar e a legitimidade para destituir um Delegado eleito diretamente pelos trabalhadores apenas reside nos trabalhadores desse centro de trabalho.

Cordiais saudações sindicais,

A Direção do SMAQ


 
Informação Publicado por Emanuel Santos em 05-06-2019

Comunicado 1/19 COL e Comunicado 1/19 ViaPorto disponíveis

 

SMAQ - Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses
©2011-2019 EJSSoft WebDesign